Mesa-redonda no Teresina Central socializa experiências de incentivo à pesquisa
Evento de Extensão no IFPI
Professores de Física e estudantes dos cursos de licenciaturas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí participaram de mais uma atividade do Projeto de Extensão “Licenciaturas em conexão: formando professores para educação futura”.
O evento, realizado no último dia 2 de março, no auditório Carmen Sinot, consistiu numa mesa-redonda intitulada Destino à estratosfera, mediada pela professora Tábita Morais, tendo como palestrantes os professores Edwar Montenegro e seu colega de equipe, professor Peixoto Neto.
O objetivo da atividade foi socializar as experiências do professor Edward em um dos seus vários projetos já premiados para o incentivo à pesquisa acadêmica, no âmbito da educação básica. A intenção é motivar os estudantes das licenciaturas em seu processo formativo.
Na ocasião, Edwar, que é aluno egresso do IFPI, falou de sua trajetória no desenvolvimento de um projeto que realiza na Rede Municipal de Educação de Teresina, denominado Cidade Olímpica Educacional. Em sua fala fez uma abordagem da trajetória das fases da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), que culminou no lançamento de um satélite à estratosfera para medir níveis de raios UV (radiação ultravioleta) e ozônio, totalmente pensado e equipado pela equipe coordenada por ele.
O resultado foi a classificação de sua equipe para a 4ª fase da OBSAT, representando a região norte e nordeste do Brasil. “Essa ação é um feito histórico para a educação do nosso estado”, comenta o professor.
Para Tábita Morais, essa foi uma experiência única. Vale destacar que a professora cursou Matemática no IFPI e atuou na equipe deste projeto, juntamente com o professor Edward, no lançamento do satélite para as fases da OBSAT.
Fonte: IFPI
Comentários recentes